Ir para o conteúdo
ENEC
Pesquisadores
Publicações
Contato
ENEC
Pesquisadores
Publicações
Contato
Facebook-f
Twitter
Instagram
Youtube
VI ENEC
Vida Sustentável: Práticas Cotidianas de Consumo (2012)
Comitê Científico
Eduardo Ayrosa
Eliane Tânia Freitas
Fabia Echegaray
Fátima Portilho
Janine Collaço
José Carlos Garcia Durand
Laura Graziela Gomes
Lênin Pires
Leticia Veloso
Lívia Barbosa
Marta Rosales
Mylene Mizrahi
Renata Menasche
Rosana Pinheiro Machado
Sandra Ruvia
Grupos de Trabalho
GT 01 – Politização e ambientalização do consumo
Comportamentos de Consumo: Racionalidade Econômica vs. Racionalidade Ecológica
Baixe o PDF desse trabalho.
“Causumers” – o perfil dos consumidores de produtos orgânicos da Rede Ecológica (RJ)
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo da qualidade dos queijos no Brasil: a fragilidade dos arranjos institucionais e organizacionais em torno da variabilidade industrial e das tipicidades artesanais/
Baixe o PDF desse trabalho.
A agenda 21 local do município de Assú/RN e os reflexos negativos causados por ausência de projetos e ações focadas em práticas cotidianas de consumo
Baixe o PDF desse trabalho.
A Prática do Consumo e os Níveis de Consciência: Um ensaio sobre Consumo Consciente sob a perspectiva filosófica de Hegel
Baixe o PDF desse trabalho.
Potencial valor percebido por consumidores em programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistas
Baixe o PDF desse trabalho.
Empresariado, Responsabilidade Socioambiental e Consumo: um estudo de caso sobre o Instituto Akatu para o Consumo Consciente
Baixe o PDF desse trabalho.
As bases sociais e atitudinais da politização do consumo: o caso do Brasil
Baixe o PDF desse trabalho.
O que é o animal? tensões entre Natureza e Cultura na Ética Vegana
Baixe o PDF desse trabalho.
Entre a dívida e a dádiva: as relações de reciprocidade entre o Comércio Justo e a Agricultura Familiar
Baixe o PDF desse trabalho.
Na Pegada do Ambientalismo: discursos e práticas de consumo
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo energético e redes de intercâmbio para ação política e exercício da cidadania
Baixe o PDF desse trabalho.
Consciência ambiental, atitudes e intenção de uso das sacolas plásticas não recicláveis
Baixe o PDF desse trabalho.
Consciência ambiental e sua Influência na intenção de utilização de sacola plástica tradicional onde não há restrições ao seu uso
Baixe o PDF desse trabalho.
Os valores pessoais associados ao consumo político: um estudo exploratório com estudantes universitários
Baixe o PDF desse trabalho.
“Saco é um saco?”: restrição ao uso de sacolas plásticas em supermercados e a percepção de consumidores da classe c de duas capitais brasileiras
Baixe o PDF desse trabalho.
Anticonsumo no brasil: reflexões sobre os estudos existentes e proposta de uma agenda de pesquisa
Baixe o PDF desse trabalho.
Posso ajudar? Uma discussão sobre a inserção do terceiro setor na rede de influências para a efetivação do consumo sustentável
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 02 – Consumo e inclusão social
Aspirações de consumo de jovens de baixa renda: um estudo exploratório em uma comunidade da zona sul do Rio De Janeiro
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo entre os pobres (consumo precário) e entre as “novas classes médias” (consumo espelho): um exercício sobre identidade de classe e inclusão social no complexo do alemão
Baixe o PDF desse trabalho.
Os passeios de Edna e outras andanças: inclusão e exclusão no supermercado
Baixe o PDF desse trabalho.
“Gato” de energia elétrica também tem pedigree: furto e fraude pela perspectiva da elite local de um bairro popular
Baixe o PDF desse trabalho.
O lado avesso do sistema consumo-crédito: (super)endividamento do consumidor
Baixe o PDF desse trabalho.
Reflexões acadêmicas e de mercado para o marketing na base da pirâmide
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumindo experiências: os significados do curso de administração para jovens alunos trabalhadores de baixa renda
Baixe o PDF desse trabalho.
Cidadania através do consumo: um olhar etnográfico sobre a inclusão social pelo consumo no centro de comércio popular de Ponta Grossa – PR
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo e significação social: um estudo com mulheres frequentadoras de shoppings centers
Baixe o PDF desse trabalho.
Atitudes de consumidores de baixa renda em relação às restrições ao lazer
Baixe o PDF desse trabalho.
Exclusão social + inclusão digital = inclusão desigual?
Baixe o PDF desse trabalho.
“Classe média, eu?” Uma análise sobre cidadania, consumo e mobilidade social /
Baixe o PDF desse trabalho.
Casa nova, vida nova! Consumo, despesas e endividamento em famílias de baixa renda
Baixe o PDF desse trabalho.
Responsabilidade socioambiental das empresas no varejo e comércio justo: um estudo sobre o programa caras do brasil, do Grupo Pão de Açúcar
Baixe o PDF desse trabalho.
Nova classe média: um delírio coletivo?
Baixe o PDF desse trabalho.
Usabilidade, aceitação e doação. Um estudo sobre o comportamento de Consumidores de produtos socialmente integrados
Baixe o PDF desse trabalho.
as relações entre a cultura da infância e a sociedade de consumo: Análise das relações de consumo entre crianças estudantes da 1a a 4a série do ensino fundamental nas Escolas Estaduais do Distrito de Santa Cecília – SP
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 03 – Moda, gostos e estética
Pequenos adultos: um estudo sobre o estímulo à adultização na comunicação de marketing de empresas de vestuário infantil
Baixe o PDF desse trabalho.
Sobre a moda: uma abordagem sociológica
Baixe o PDF desse trabalho.
Comercialização e consumo de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo, identificação e distinção entre corredores de rua
Baixe o PDF desse trabalho.
Beleza oculta? Recato e estilo pessoal nas vestimentas de mulheres muçulmanas no Brasil
Baixe o PDF desse trabalho.
A importância do conforto e do design no consumo de calçados femininos
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo de móveis de madeira de demolição e seu valor para o consumidor
Baixe o PDF desse trabalho.
As formas de apropriação do simbolismo da moda por deficientes visuais: a teoria trickle-down revisitada
Baixe o PDF desse trabalho.
Esse corpo (não) me pertence: reflexões sobre a possibilidade de agência do indivíduo no mercado estético-normativo
Baixe o PDF desse trabalho.
Os significados da moda para mulheres na terceira idade
Baixe o PDF desse trabalho.
A ascensão social da “gata borralheira”: uma discussão sobre a recepção da telenovela "Cheias de Charme" entre empregadas domésticas /
Baixe o PDF desse trabalho.
Beleza põe mesa? O consumo de produtos de beleza por seis blogueiras cariocas e suas impressões
Baixe o PDF desse trabalho.
Produção de presença em imagens gastronômicas no Instagram
Baixe o PDF desse trabalho.
Gatsby, Dior e a produção do luxo na moda no século XX
Baixe o PDF desse trabalho.
O heavy metal enquanto instrumento de subjetivação e consumo em sua dimensão estética
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo simbólico e o estilo country no ambiente de trabalho rural
Baixe o PDF desse trabalho.
O despertar dos estudos do consumo nas ciências sociais e o protagonismo da moda
Baixe o PDF desse trabalho.
O lado hype do brega: a reinterpretação de um gênero musical nas negociações online entre o global e o local
Baixe o PDF desse trabalho.
Moda e sustentabilidade: combinação possível?
Baixe o PDF desse trabalho.
Não deixe o samba morrer: a ascensão social de uma cultura periférica
Baixe o PDF desse trabalho.
Quem não gosta de samba? Gosto, consumo e intercâmbio
Baixe o PDF desse trabalho.
Moda, fetichismo e culto ao corpo. Uma reflexão sobre o consumismo no seriado Will & Grace
Baixe o PDF desse trabalho.
Valores de consumo do corpo feminino: observando o consumo do corpo da mulher
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 04 – Globalização e circulação de bens e pessoas
O ato de colecionar como construção identitária: globalização, consumo e emoção nas coleções de fãs
Baixe o PDF desse trabalho.
Novas tecnologias e comportamento de consumo: um estudo cross-cultural entre os países da América Latina
Baixe o PDF desse trabalho.
Da obra de arte à reprodutibilidade econômica: como o luxo condiciona a alta-costura à perfumaria
Baixe o PDF desse trabalho.
Globalização alimentar: o efeito dos fluxos internacionais de pessoas e ideias à mesa
Baixe o PDF desse trabalho.
“Cidadão Global”: práticas de circulação de pessoas no contexto de programas de intercâmbios culturais
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 05 – Tendências do consumo alimentar
Mais saúde, mais sabor: os significados do consumo de produtos orgânicos por mulheres
Baixe o PDF desse trabalho.
O pão nosso de cada dia. Religião e consumo na imigração alemã
Baixe o PDF desse trabalho.
Usos sociais do espaço do shopping center: da subversão na cultura do consumo fast food
Baixe o PDF desse trabalho.
O sítio simbólico de pertencimento dos imigrantes e dos caboclos do oeste de Santa Catarina a partir do “idioma da comida”
Baixe o PDF desse trabalho.
A propaganda do consumo de luxo: uma análise da semiótica e da prática discursiva das peças publicitárias de cafés especiais
Baixe o PDF desse trabalho.
“Configurações do risco nas compras de alimentos em supermercados do Rio de Janeiro”
Baixe o PDF desse trabalho.
Democracia e distinção no discurso gastronômico
Baixe o PDF desse trabalho.
Cozinha sustentável: a ressignificação do espaço culinário?
Baixe o PDF desse trabalho.
O vegetarianismo como estilo de vida e postura de consumo: uma análise dos fatores influentes na adoção de uma dieta vegetariana
Baixe o PDF desse trabalho.
Tabuleiro da baiana de acarajé: as práticas sociais e os elementos simbólicos
Baixe o PDF desse trabalho.
Vivências, experiências e políticas alimentares incorporadas: as relações das crianças com a comida escolar
Baixe o PDF desse trabalho.
Embalagens de alimentos: boas para pensar
Baixe o PDF desse trabalho.
Chegou a hora de beijar o sapo? Atitudes do consumidor baixa renda em São Paulo, capital, em relação a alimentos orgânicos
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 06 – Consumo, marketing, comunicação e sociedade
O consumidor de terceira idade na primeira década do século XXI: uma análise da mudança de comunicação dos anúncios publicitários dirigidos a idosos
Baixe o PDF desse trabalho.
Uso de sacolas plásticas: um estudo baseado em atitudes do público baixa renda residente em São Paulo
Baixe o PDF desse trabalho.
Proposições de sentidos sobre a corporeidade: regulações do corpo para consumos
Baixe o PDF desse trabalho.
Tradição como atributo de identidade da marca
Baixe o PDF desse trabalho.
Objetos sustentáveis para um habitar sustentável
Baixe o PDF desse trabalho.
O dinheiro anunciado – Publicidade bancária no Brasil
Baixe o PDF desse trabalho.
Cultura do consumo: ordens do desejo e experiências de espectação em cinemas prime do Rio de Janeiro
Baixe o PDF desse trabalho.
A utilização da internet e o incentivo do consumo de produtos “desmaterializados”: Netflix e a mudança de comportamento na aquisição de filmes
Baixe o PDF desse trabalho.
Construções simbólicas e imagens do brasil no consumo da telenovela brasileira por estudantes africanos
Baixe o PDF desse trabalho.
Repensando RSC em marketing no (e partir do) Brasil
Baixe o PDF desse trabalho.
Discurso publicitário e o consumo de (i)mobilidades: a publicidade como potência na era da globalização
Baixe o PDF desse trabalho.
Trajetórias de consumo e venda de cosméticos: algumas dimensões e possibilidades
Baixe o PDF desse trabalho.
Copa do Mundo, publicidade e consumo em 2010: o caso Brahma
Baixe o PDF desse trabalho.
Não só o morro foi feito de samba: consumo, comunicação e apropriação cultural
Baixe o PDF desse trabalho.
Aspectos psicossociais do consumo infantil: implicações para a infância e relações com a sociedade
Baixe o PDF desse trabalho.
Conectados vivemos melhor: publicidade, ubiquidade e discurso
Baixe o PDF desse trabalho.
A compra e o não uso de maquiagens: um estudo em blogs
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 07 – Cidadãos e consumidores na rede: dramas, confrontos e participação
Magazine Você – um estudo de caso sobre as novas configurações do varejo no comércio eletrônico
Baixe o PDF desse trabalho.
O consumidor insatisfeito nas mídias sociais: contribuições para a emergência de um consumidor-cidadão?
Baixe o PDF desse trabalho.
Crowdfunding: problematizando participação social, consumo e mecanismos de visibilização
Baixe o PDF desse trabalho.
Meta-realismos digitais: consumo e crítica social no mundo virtual Second Life
Baixe o PDF desse trabalho.
Incitamentos publicitários, consumo e constituição de regimes de verdade sobre a conexão digital no contemporâneo
Baixe o PDF desse trabalho.
Navegando em embarcações clandestinas na Maré
Baixe o PDF desse trabalho.
O Ciberespaço e a perspectiva de uma nova Esfera Pública: o movimento social da hashtag “#ForaMicarla” em Natal-RN
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 08 – Mercados informais, ilícitos e “alternativos”
Eetnografia da informalidade: aspectos de uma investigação etnográfica no centro de comércio popular de Ponta Grossa – PR
Baixe o PDF desse trabalho.
O papel do consumo nas redes agroalimentares alternativas: confiança, interação social e reflexividade
Baixe o PDF desse trabalho.
Sujeitos responsáveis: notas etnográficas sobre o consumo de drogas entre jovens paulistanos de classe média
Baixe o PDF desse trabalho.
Os sentidos sociais do valor: o mercado imobiliário do Morro do Cavalão
Baixe o PDF desse trabalho.
O consumo simbólico dos produtos de marca na Rua 25 de março
Baixe o PDF desse trabalho.
O mapa do tesouro: o consumo de pirataria no mercado popular Uruguaiana – Rio De Janeiro
Baixe o PDF desse trabalho.