Ir para o conteúdo
ENEC
Pesquisadores
Publicações
Contato
ENEC
Pesquisadores
Publicações
Contato
Facebook-f
Twitter
Instagram
Youtube
VIII ENEC
Comida e Alimentação na Sociedade Contemporânea (2016)
Comitê Científico
Ana Raquel Rocha
Eliane Tânia Freitas
Fátima Portilho
Flavia Galindo
Janine Collaço
Laura Graziela
Lívia Barbosa
Maria Eduarda Guimarães
Maria Isabel Almeida
Marta Rosales
Monica Truninger
Mylene Mizrahi
Roberta Campos
Sarah Telles
Tomas Aritzia
Grupos de Trabalho
GT 01 – Politização e ambientalização do consumo
Quando O Orgânico Fica “Rótulo”: Discussões Críticas Sobre Consumo e Agroecologia a partir de um Empreendimento de Economia Solidária
Baixe o PDF desse trabalho.
Articulando a Transformative Consumer Research e a Comunicação Não-Violenta para Redução da Fome entre Grupos Vulneráveis
Baixe o PDF desse trabalho.
Ethos e Desafetos: Retórica e Autoridade no Consumo
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo Político e Ativismo Vegano na cidade do Natal/RN: boicotes, compra intencional, materialização de valores e dilemas da politização do consumo na vida cotidiana
Baixe o PDF desse trabalho.
Novas tendências do consumo alimentar na Feira da Sustentabilidade em Chapada dos Guimarães: a busca pelo natural
Baixe o PDF desse trabalho.
Práticas de consumo alimentar de filiados/as a partidos de esquerda (PT e PSOL – Pernambuco/BR)
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 02 – Consumo, Inclusão Social e novas configurações subjetivas
Mulheres em bar: consumo, lazer e gênero em dois bares na cidade de Juiz de Fora (MG)
Baixe o PDF desse trabalho.
O consumo de alimentos no contexto do Bolsa Família
Baixe o PDF desse trabalho.
Luxar! O consumo popular e a representação social do luxo.
Baixe o PDF desse trabalho
.
Não parece, mas é: alimentacao e violações de direitos na infância
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo e Dinheiro: o básico, o supérfluo e as questões morais em uma favela carioca.
Baixe o PDF desse trabalho.
Cozinha e cidade: os processos de reinserção de mulheres cozinheiras da Zona Portuária frente a um novo cenário de políticas públicas e mercado consumidor
Baixe o PDF desse trabalho.
Estamos alunos: um estudo sobre a identidade contemporânea dos alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro
Baixe o PDF desse trabalho.
“Eu tinha corpo de atriz”: revista Caras e mulheres de salões de beleza populares
Baixe o PDF desse trabalho.
A incorporação seletiva do discurso “vida saudável” na dinâmica das escolas
Baixe o PDF desse trabalho.
O consumo de roupas de “segunda mão”: Uma pesquisa etnográfica em brechós de baixa renda de Belo Horizonte
Baixe o PDF desse trabalho.
A socialização do consumo de crianças e de seus pais no contexto de baixa renda: uma via de mão dupla?
Baixe o PDF desse trabalho.
Jovens da periferia da zona oeste de São Paulo/SP e os desafios da inclusão na sociedade do consumo
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 03 – Moda, arte e design: a composição estética da vida social
As joias dos mortos e as joias dos vivos: estudo antropológico sobre circulação e transmissão de adereços de família
Baixe o PDF desse trabalho.
Ativismo na joalheria contemporânea
Baixe o PDF desse trabalho.
A estetização do(s) gênero(s) na moda contemporânea: discussões a partir da marca Gucci
Baixe o PDF desse trabalho.
Tendência(s) de mercado e questões de gênero(s): identidades e novas dinâmicas da moda contemporânea
Baixe o PDF desse trabalho.
A influência das princesas na construção da imagem do feminino: Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela, suas estórias originais, suas representações nos filmes da Disney e no cinema contemporâneo
Baixe o PDF desse trabalho.
Ambientes comerciais: novas categorias para o século XXI
Baixe o PDF desse trabalho.
Figurino como narrativa não verbal: uma análise de Daenerys Targaryen da série Game Of Thrones
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 04 – Globalização e circulação de bens e pessoas
Facebook: a rede social como plataforma de experiências de consumo de intercambistas de graduação
Baixe o PDF desse trabalho.
“Otaku come de hashi”: a alimentação como prática social no Anime Friends
Baixe o PDF desse trabalho.
Os novos centros de compras ambulantes no fluxo urbano: uma abordagem sobre as relações de consumo em BRTs no Grande Recife /
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo, significado e souvenir turístico em Tiradentes – MG, Brasil
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 05 – Tendências do consumo alimentar
Guloseimas para animais de estimação: notas sobre afeto, alimentação e mercado pet
Baixe o PDF desse trabalho.
A comida dos homens e a comida dos espíritos: um estudo sobre práticas alimentares no Candomblé e na Umbanda
Baixe o PDF desse trabalho.
Insegurança alimentar na Europa: um tema não convidado à exposição universal
Baixe o PDF desse trabalho.
Comida de pet: comensalidade interespécie
Baixe o PDF desse trabalho.
Investigando a cultura de consumo alimentar em famílias do interior de minas gerais /
Baixe o PDF desse trabalho.
Fitness e Gourmet: duas faces do consumidor contemporâneo
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo e tradição na relação pescadores x turismo em Cananéia – SP
Baixe o PDF desse trabalho.
A alimentação frente às “demandas” de uma sociedade moderna e de consumo
Baixe o PDF desse trabalho.
Comportamento do consumidor e os valores culturais do queijo minas artesanal
Baixe o PDF desse trabalho.
O comércio do mercado municipal de São Paulo e as interfaces com a antropologia da alimentação
Baixe o PDF desse trabalho.
O pão nosso de cada dia: representações dos pratos alegóricos do brasil e de suas culinárias regionais
Baixe o PDF desse trabalho.
O consumo alimentar de luxo: um olhar sobre os food halls na cidade de São Paulo
Baixe o PDF desse trabalho.
Afasta de mim essa tentação! O duelo entre o prazer e o dever nas decisões de alimentação e lazer de consumidores de produtos saudáveis
Baixe o PDF desse trabalho.
Tendencias de la gastronomía mexicana: un balance y acercamiento crítico
Baixe o PDF desse trabalho.
Estudo comparativo entre Brasil, Reino Unido e Espanha sobre o “comer fora de casa”: a partir dos dados estatísticos oficiais
Baixe o PDF desse trabalho.
A transformação dos hábitos de comer fora de casa à luz da gourmetização e da gastronomia: o caso dos cafés especiais
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 06 – O comportamento do consumidor sob as lentes interpretativas da Consumer Culture Theory
Esses homens maravilhosos e suas máquinas “voadoras”: um estudo exploratório sobre uma comunidade de amantes do Opala
Baixe o PDF desse trabalho.
O ato de presentear em relações amorosas incipientes: uma investigação interpretativa sobre o reflexo do amor em bens materiais
Baixe o PDF desse trabalho.
Vovó, vamos almoçar? Claro! Em qual shopping?
Baixe o PDF desse trabalho.
#esseperfumemarcouminhavida: Netnografia da página marcária de o Boticário sob a perspectiva do design emocional.
Baixe o PDF desse trabalho.
Crowdsourcing na web: a inteligência coletiva a serviço da atração de consumidores de joias de opala
Baixe o PDF desse trabalho.
Agora sou mãe: Um estudo sobre o consumo simbólico das roupas como meio de construção da identidade materna
Baixe o PDF desse trabalho.
Do patriarcal ao monoparental: consumo material e a construção de identidade da família monoparental feminina
Baixe o PDF desse trabalho.
Velha é a vovozinha: uma análise interpretativa do consumo e estigma associado a identidade de idade de mulheres após os 65 anos
Baixe o PDF desse trabalho.
Análise semiótica do ‘masterchef’: entretenimento ou difusão do saber gastronômico? /
Baixe o PDF desse trabalho.
Eu tenho a força! A popularização do consumo de suplementos alimentares
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo e cultura de morte: uma análise sob a perspectiva de CCT
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 07 – Personagens, práticas e representações sobre alimentação no ciberespaço
“Vem, monstro !”: suplementação alimentar e masculinidade hegemônica em perfis de homens fitness no Instagram
Baixe o PDF desse trabalho.
Eu sou o que como: As Musas do Instafit e a adoção de novos hábitos alimentares para a construção do corpo sarado
Baixe o PDF desse trabalho.
A rede imprescindível: o papel da internet na busca do alimento halal para muçulmanos do Rio de Janeiro /
Baixe o PDF desse trabalho.
Supermercados Virtuais na cidade de São Paulo: Uma análise sobre startups de varejo alimentar
Baixe o PDF desse trabalho.
Do açougue à academia: comunicação, estetização e vigilância na plataforma academia da carne da Friboi
Baixe o PDF desse trabalho.
Veganismo no ciberespaço
Baixe o PDF desse trabalho.
O caderninho de receitas veganas está nas nuvens.
Baixe o PDF desse trabalho.
Do picolé à paleta: Narrativas sobre consumo a partir do meme Raio Gourmetizador
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 08 – Mercados contestados
A indicação geográfica do salame de colônia Caroya na Argentina
Baixe o PDF desse trabalho.
A mercantilização em contramovimento: relações de reciprocidade e coesão social na Agricultura Sustentada pela Comunidade em Minas Gerais
Baixe o PDF desse trabalho.
Controvérsias na produção do queijo artesanal de leite cru: uma análise comparativa entre o caso de Minas Gerais e Santa Catarina
Baixe o PDF desse trabalho.
Gramáticas do veganismo no Brasil: novos valores em ascensão?
Baixe o PDF desse trabalho.
Pronaf Mais Alimentos, inovações tecnológicas e integração agroindustrial dos agricultores familiares produtores de aves
Baixe o PDF desse trabalho.
Visões sobre o mexilhão: análise comparativa entre a Praia de Piratininga e a Praia Grande em Niterói (RJ)
Baixe o PDF desse trabalho.
A doença miniaturizada: Reflexões sobre a reprodutibilidade de doenças e a comercialização de “camundongos humanizados”
Baixe o PDF desse trabalho.
Bloco produto e Produto no bloco: Tensões e relações entre economia e cultura no carnaval dos blocos de rua do Rio de Janeiro hoje
Baixe o PDF desse trabalho.
Notas introdutórias sobre os serviços de criogenia e suas implicações na esfera do consumo, corpo e subjetividade
Baixe o PDF desse trabalho.
Airbnb e seus anfitriões: empreendedorismo, comércio e colaboração na economia de compartilhamento
Baixe o PDF desse trabalho.
Aprender a apreender as relações com o mundo do trabalho: uma experiência na economia popular solidária
Baixe o PDF desse trabalho
.
Comodificação, a controversa passagem de ‘quase tudo’ à qualidade de mercadoria
Baixe o PDF desse trabalho.
Mercadores de obrigações: crédito, dádivas e reciprocidade na troca de valores na feira da 25 de Setembro em Belém/PA
Baixe o PDF desse trabalho.
O acesso e consumo de água nas camadas pauperizadas: direito x mercado
Baixe o PDF desse trabalho.
O marketing de rede e a mercantilização das relações sociais
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 09 – A organização social do consumo: sociologia do marketing e intermediários comerciais
A sociocultural approach to craft beer production and consumption
Baixe o PDF desse trabalho.
Star Wars: força na alma da marca
Baixe o PDF desse trabalho.
O garimpo pela autenticidade: Os significados da autenticidade no consumo de discos de vinil de primeira prensagem no Brasil
Baixe o PDF desse trabalho.
Conversações inovadoras: reflexões sobe o uso de pesquisas de tendências
Baixe o PDF desse trabalho.
Descobrindo uma ordem no consumo: o novo papel da antropologia e do marketing
Baixe o PDF desse trabalho.
Dimensões teóricas da comunicação na construção de objetos de pesquisa sobre a publicidade de alimentos direcionada às crianças
Baixe o PDF desse trabalho.
Cornucópia equivocada: Abundância, doença e resgate na alimentação infantil
Baixe o PDF desse trabalho.
Publicidade, consumo e entretenimento: uma análise crítica do discurso de uma marca de cerveja brasileira no Facebook
Baixe o PDF desse trabalho.
“Mãe de shopping”: a representação da figura materna nas campanhas publicitárias do dia das mães
Baixe o PDF desse trabalho.
A propaganda e seu valor social: Estudo antropológico sobre as promoções imagéticas divulgadas pelo site Peixe Urbano
Baixe o PDF desse trabalho.
Storytelling e Servile Brands: estratégias para fomentar (novas) experiências de consumo do smartphone
Baixe o PDF desse trabalho.
A influência dos vblogs de culinária no sistema cultural e social de representação dos mercados: participação, compartilhamento e novos modos de usos dos alimentos
Baixe o PDF desse trabalho.
Interfaces entre trabalho e consumo: uma proposta de discussão acerca das definições sobre o processo de co-criação
Baixe o PDF desse trabalho.
Além dos alimentos funcionais e fitness: desinformação, hedonismo e bem estar
Baixe o PDF desse trabalho.
Morri! Quem vai herdar meus bens digitais?
Baixe o PDF desse trabalho.