Ir para o conteúdo
ENEC
Pesquisadores
Publicações
Contato
ENEC
Pesquisadores
Publicações
Contato
Facebook-f
Twitter
Instagram
Youtube
IX ENEC
Consumo e Gênero (2018)
Comitê Científico
Ana Raquel Rocha
Carolina Ferreira
Carolina Parreiras
Cecília Mattoso
Cecília Soares
Eliane Tânia Freitas
Fátima Portilho
Flavia Galindo
Isadora Lins França
Janine Collaço
Lívia Barbosa
Maria Eduarda Guimarães
Maria Isabel Almeida
Marta Rosales
Mônica Machado
Monica Truninger
Mylene Mizrahi
Roberta Campos
Sarah Telles
Silvia Corrêa
Solange Mezabarba
Tomas Aritzia
Grupos de Trabalho
GT 01 – Politização do consumo
Consumo e ativismo em feiras temáticas na cidade do Rio de Janeiro: expressão dos novos movimentos sociais econômicos
Baixe o PDF desse trabalho.
Nova ética ou nova ótica? A crítica no consumo de um grupo de empreendedores sustentáveis e o novo espírito do capitalismo
Baixe o PDF desse trabalho.
Mídias digitais e reações negativas às campanhas publicitárias LGBT
Baixe o PDF desse trabalho.
Um “novo homem” para o consumo: análise da representação da masculinidade em peças publicitárias das marcas Avon e Natura
Baixe o PDF desse trabalho.
Articulações e tensões entre mercado da beleza e ativismo: reflexões a partir de uma situação etnográfica
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo e sociabilidades numa feira de artigos de segunda mão em Madureira: o caso da Feira das Brecholeiras
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo de Ativismo: Dinâmicas de Mercado, Arquétipos e Moeda Social
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 02 – Consumo, inclusão social e novas configurações subjetivas
Fulla: a Boneca Muçulmana. A Formação da Personalidade de Meninas Islâmicas Através do Ato de Brincar
Baixe o PDF desse trabalho.
Sustentabilidade e solidariedade: relações de consumo na classe média brasileira
Baixe o PDF desse trabalho.
O Papel do Consumo na Construção da Identidade
Baixe o PDF desse trabalho.
A Construção da Subjetividade do Jovem em Relação ao Empreendedorismo e Novas Perspectivas de Trabalho /
Baixe o PDF desse trabalho.
O calibre do cabelo: novos dispositivos de subjetivação do ethos militar
Baixe o PDF desse trabalho.
Compreendendo a Relação entre Práticas de Consumo de Alimentos e Obesidade na Perspectiva Transformativa do Consumidor
Baixe o PDF desse trabalho.
Protagonismo Social das mulheres Migrantes do Rio de Janeiro: o caso da Feira de Refugiados Chega Junto
Baixe o PDF desse trabalho.
O impacto da política de acesso ao consumo de crédito na vida dos idosos de baixa renda
Baixe o PDF desse trabalho.
ADOLESCENTES PERIFÉRICAS E CULTURA DE CONSUMO: vivências da Ralé, a indiferença moral e a má-fé institucional
Baixe o PDF desse trabalho.
Entre o luxo ostentação e o luxo do conhecimento: representações sobre o consumo do luxo entre um grupo de jovens moradores da Rocinha
Baixe o PDF desse trabalho.
Tejiendo relaciones campo y ciudad, conquistas de mujeres en procesos de producción, circulación y consumo
Baixe o PDF desse trabalho.
Encarceramento feminino, tráfico de drogas e maternidade
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo e Identidade Étnica: o Caso do Filme Pantera Negra
Baixe o PDF desse trabalho.
Representações e significados do consumo de Internet para famílias de classes populares em Recife
Baixe o PDF desse trabalho.
Modos de vida urbanos: reflexões sobre consumo no cotidiano das cidades
Baixe o PDF desse trabalho.
CONSUMO DE CRÉDITO E INCLUSÃO E/OU EXCLUSÃO SOCIAL: Discutindo as configurações subjetivas dessa relação na perspectiva dos idosos de baixa renda
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 03 – Moda, arte e design: a composição estética da vida social
Moda, calos e cetins: os sapatos como símbolos distintivos no Rio de Janeiro do século XIX
Baixe o PDF desse trabalho.
A moda e o seu valor estético na era da novidade
Baixe o PDF desse trabalho.
Moda e feminilidade: a difícil missão de vestir-se “mulher”
Baixe o PDF desse trabalho.
O Caso Animale – Oitavo: reflexões sobre branded content e a apropriação das causas de gênero pela moda
Baixe o PDF desse trabalho.
O papel do styling de moda na construção da imagem baseada no gênero em Belém do Pará
Baixe o PDF desse trabalho.
La distinción tecnológica. Un análisis sobre las experiencias de consumo de Apple en Argentina (2015-2018)
Baixe o PDF desse trabalho.
Uma “nova” estética feminina negra: swag, identidades e geração tombamento
Baixe o PDF desse trabalho.
“Décadence avec élégance”: Do Decadentismo Literário à Antropologia Material, Um Olhar sobre o Consumo
Baixe o PDF desse trabalho.
O Consumo consciente está em moda? Uma construção do perfil do consumidor consciente jovem carioca no mercado da moda
Baixe o PDF desse trabalho.
A Experiência de Compra do Consumidor Popular no Varejo de Moda
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo de segunda mão: agência e interação entre pessoas e objetos na cidade do Rio de Janeiro
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 04 – Globalização e circulação de bens e pessoas
A volta ao mundo em 80 mechas: o mercado globalizado de cabelo humano, do sagrado ao salão
Baixe o PDF desse trabalho.
O vinho como bem de consumo que vem “de fora”: Representações e práticas culturais de consumidores cariocas
Baixe o PDF desse trabalho.
O brasileiro pelo mundo: estudo sobre os hábitos de consumo de turistas brasileiros em viagens internacionais
Baixe o PDF desse trabalho.
As narrativas jornalísticas de uma Lapa caótica: o medo nos espaços urbanos
Baixe o PDF desse trabalho.
As mulheres na mediação cultural de identidades nacionais na globalização
Baixe o PDF desse trabalho.
Mulher, Consumo, Circulação de Bens e Ética em Informação: Um estudo sobre a empresa de comércio eletrônico AliExpress
Baixe o PDF desse trabalho.
O ethos de intercambistas do Ciências Sem Fronteiras no Facebook
Baixe o PDF desse trabalho.
Os caminhos do valor de luxo: Uma revisão sistemática da literatura /
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 05 – Tendências do consumo alimentar
A percepção do jovem sobre a saudabilidade do café
Baixe o PDF desse trabalho.
Insetos para consumo humano: marketing impossível?
Baixe o PDF desse trabalho.
Pierre Bourdieu e #MasterchefBR: Um estudo de recepção online sobre o estilo de vida dos telespectadores do programa
Baixe o PDF desse trabalho.
Comer fora de casa, as práticas e as rotinas alimentares nos contextos da modernidade: Uma leitura comparada entre Brasil, Reino Unido e Espanha
Baixe o PDF desse trabalho.
O estruturalismo genético do eating out
Baixe o PDF desse trabalho.
“Eu não como pelo gosto, como pelo meu objetivo”: a alimentação funcional do fitness
Baixe o PDF desse trabalho.
Transitando entre o lícito (Halal) e o ilícito (Haram): percepções da alimentação entre sunitas e xiitas do Rio de Janeiro, Brasil
Baixe o PDF desse trabalho.
Caracterización del comportamiento del consumidor de productos orgánicos en la ciudad de Bogotá como aporte al fortalecimiento de los mercados verdes en Colombia
Baixe o PDF desse trabalho.
Aos clientes o poder: avaliações de restaurantes como ferramentas para o consumo
Baixe o PDF desse trabalho.
Experiências de Consumo no Samba: Um estudo sobre o processo de significação da Feijoada Portelense
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo alimentar, gênero e Bolsa Família: um estudo de caso a partir da favela do Tripé
Baixe o PDF desse trabalho.
Hábitos alimentares nas refeições no Brasil: uma análise de fatores sociais, econômicos, demográficos e regionais sobre o consumo no café da manhã
Baixe o PDF desse trabalho.
Hábitos alimentares nas refeições no Brasil: uma análise de fatores sociais, econômicos, demográficos e regionais sobre o consumo no jantar
Baixe o PDF desse trabalho.
Hábitos alimentares nas refeições no Brasil: uma análise de fatores sociais, econômicos, demográficos e regionais sobre o consumo no almoço
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 06 – O comportamento do consumidor sob as lentes interpretativas da Consumer Culture Theory
Consumo e Transexualidade: Uma análise interpretativa do consumo de mulheres transexuais
Baixe o PDF desse trabalho.
Análise da Vulnerabilidade do Consumidor no Mercado do Whey Protein
Baixe o PDF desse trabalho.
Corpo gestante, naturalmente transformado e socialmente valorizado: Consumo e Tipologia de valor
Baixe o PDF desse trabalho.
Onde tem tiroteio? O Fogo Cruzado na cidade do Rio de Janeiro: O uso de aplicativos em smartphones na busca por segurança ou o alarde da insegurança?
Baixe o PDF desse trabalho.
O CONSUMO CRÉDITO E SUAS RELAÇÕES COM OS IDOSOS DE BAIXA RENDA: Um estudo a luz dos aspectos interpretativos da CCT
Baixe o PDF desse trabalho.
Amor à mineira? Traços da cultura mineira presentes nas comemorações do Dia dos Namorados
Baixe o PDF desse trabalho.
Consumo de Alimentos por Crianças em Escolas Particulares na Perspectiva da Transformative Consumer Research
Baixe o PDF desse trabalho.
Significação das Práticas do Consumo em Botecos Cariocas: Interação e Sociabilidade
Baixe o PDF desse trabalho.
A inserção feminina na tribo do Jiu-jitsu
Baixe o PDF desse trabalho.
Entre Representações, Diálogos e Negociações: A (Re)Socialização para o Consumo de Indivíduos Submetidos à Cirurgia Bariátrica
Baixe o PDF desse trabalho.
Cultura Material e Masculinidades em Espaços de Barbearias
Baixe o PDF desse trabalho.
O melhor para você é o que eu não quero mais: o desapego em uma rede colaborativa online de doação
Baixe o PDF desse trabalho.
Rituais de Consumo no Dia das Mães sob a ótica de traços da cultura brasileira
Baixe o PDF desse trabalho.
A construção identitária da marca Rio sob a perspectiva cultural: narrativas sobre o espaço convertido em mercadoria
Baixe o PDF desse trabalho.
Torcedores entusiastas e seus rituais de consumo quando assistem a uma partida de futebol pela televisão
Baixe o PDF desse trabalho.
CAMPO E CAPITAL FÍSICO: Uma análise das peças de publicidade de eventos de fisiculturismo
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 07 – Processos identitários de gênero no ciberespaço: consumo, visibilidade e representatividade
Relacionamento abusivo na era digital: visibilidade do ciclo do abuso através do caso Naldo Benny e Mulher Moranguinho
Baixe o PDF desse trabalho.
#TÔGRÁVIDA! “O SHOW DO EU ” intrauterino e a construção de identidade da mãe e do bebê em redes sociais, a partir da materialidade dos objetos
Baixe o PDF desse trabalho.
Humanização do parto: consumo, interação digital e protagonismo da mulher
Baixe o PDF desse trabalho.
A materialidade do corpo feminino: manifestações online acerca da descriminalização do aborto na Argentina
Baixe o PDF desse trabalho.
Empreendedoras Criativas– a construção de identidades e negócios na rede social Instagram
Baixe o PDF desse trabalho.
Os feras no mundo virtual: a virilidade em perfis oficiais de jogadores de futebol latino-americanos no Instagram
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 08 – A organização social do consumo: sociologia do marketing e intermediários
Novo e velho luxo: Dois rótulos para um mesmo mercado?
Baixe o PDF desse trabalho.
Os queijos especiais e a manifestação de luxo nos mercados
Baixe o PDF desse trabalho.
Luxos Verdes: a ressignificação da “natureza” e a elitização do cuidado ambiental na publicidade imobiliária em João Pessoa/PB
Baixe o PDF desse trabalho.
A moda hippie e as práticas de mercado
Baixe o PDF desse trabalho.
O movimento hype e a personificação do status social no mercado da moda
Baixe o PDF desse trabalho.
Os impactos sociais e mercadológicos da moda: desafios dos novos produtores cariocas numa era de transformação
Baixe o PDF desse trabalho.
O BRINQUEDO DE MIRITI E O MARKETING: Os usos do brinquedo durante o Círio de Nazaré em Belém do Pará
Baixe o PDF desse trabalho.
Ações de Marketing em um quase-mercado: educação superior e contexto brasileiro
Baixe o PDF desse trabalho.
A relação entre publicidade e discurso de gênero: o caso da Avon Cosméticos
Baixe o PDF desse trabalho.
“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça”: a violência física e simbólica contra a mulher na Marca Rio (2016-2018)
Baixe o PDF desse trabalho.
A ORGANIZAÇÃO DO CONSUMO DE CRÉDITO À LUZ DO MARKETING: Um estudo com o segmento idoso de baixa renda
Baixe o PDF desse trabalho.
Estudo Bibliométrico dos Artigos sobre o Consumidor da Terceira Idade publicados no Brasil de 2008 a 2017
Baixe o PDF desse trabalho.
O passado está de volta: a produção e o consumo da nostalgia na Economia Criativa
Baixe o PDF desse trabalho.
Cervejarias Ciganas: Coworkings Cervejeiros /
Baixe o PDF desse trabalho.
Internet das coisas no contexto da economia colaborativa: o uso da tecnologia para o compartilhamento de bens entre indivíduos
Baixe o PDF desse trabalho.
O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para a precarização do trabalho?
Baixe o PDF desse trabalho.
Economia Colaborativa e Confiança: um estudo sobre um aplicativo de trocas de objetos e construção de redes sociais
Baixe o PDF desse trabalho.
GT 09 – Consumo, gênero e sexualidade: práticas de consumo e produção da diferença
Consumo e sociabilidades no Recife: dando voz ao olhar de jovens homossexuais sobre suas práticas de consumo e dos reflexos em suas sociabilidades
Baixe o PDF desse trabalho.
A (des)construção da imagem transfeminina na publicidade
Baixe o PDF desse trabalho.
Práticas de consumo e produção da diferença - Um estudo sobre estratégias de branding com o crescimento da visibilidade da comunidade LGBTQ+
Baixe o PDF desse trabalho.
Nú em Pelos; um estudo sobre subjetivações gays ursinas
Baixe o PDF desse trabalho.
Mulheres gordas: práticas de consumo e mercado
Baixe o PDF desse trabalho.
Cuide do que é seu: transforme-se em você! Corpo e subjetividade em anúncios de cosméticos para mulheres
Baixe o PDF desse trabalho.
Outros caminhos para a representação do feminino na publicidade: uma análise de campanhas que tiveram apoio da consultoria de marketing Think Eva
Baixe o PDF desse trabalho.
Triste, louca ou má: sobre a patologização do feminino na publicidade de antidepressivos
Baixe o PDF desse trabalho.
Azul ou rosa? Futebol ou boneca? Menino ou menina? O Chá de Revelação e o espectro dos papeis sociais no consumo e na construção da identidade de gênero
Baixe o PDF desse trabalho.
Os desafios de exercer uma paternidade participativa no cenário brasileiro
Baixe o PDF desse trabalho.
A lógica do consumo-imagem de Frida Kahlo em kitschen´s: ressignificação dos objetos através das representações
Baixe o PDF desse trabalho.
Homem-Aranha X Mulher Maravilha: estudo do público geek fã super-heróis
Baixe o PDF desse trabalho.