O livro “Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil”

O livro “Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil“, organizado pela Profa. Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ), juntamente com as Profas. Livia Barbosa (Puc-Rio), Flávia Galindo (UFRRJ) e Silvia Borges (ESPM).

Resumo:

O livro representa a consolidação de um tema como objeto de pesquisa e de trabalhos acadêmicos é o resultado de um longo e cumulativo processo de construção intelectual, fruto da interação de inúmeras pessoas em diálogo/disputa em torno de ideias e problematizações acerca da “realidade”, em instâncias e contextos diversos da vida acadêmica. Diferentes autores que se preocuparam com a sociologia da produção e da difusão do conhecimento científico identificaram algumas dessas lógicas, dinâmicas, espaços e rituais que operam nestes processos. Seminários, congressos e encontros científicos, entre outros, são alguns desses espaços de interação direta entre pesquisadores. Conforme sugere Canclini (2016), estas “ágoras” funcionam como ocasiões de intercâmbio intelectual e troca acadêmica, ao mesmo tempo em que oportunizam a transição entre o que é debatido teórica e metodologicamente em uma dimensão local específica com universos mais amplos da produção acadêmica de ideias.

Sumário:

  • Apresentação

  • Capítulo I – História e Memórias dos Encontros Nacionais de Estudos do Consumo.

  • Capítulo II – 30 anos de Estudos do Consumo nas Ciências Sociais Brasileiras.

  • Capítulo III – Cultura material e consumo em contextos migratórios: o papel das coisas em contextos de instabilidade e mudança.

  • Capítulo IV – “Celular de negão, celular de bichinha”: consumo, gênero e diferença.

  • Capítulo V – Consumo, bem-estar e conforto térmico em residências do Rio de Janeiro.

  • Capítulo VI – Do estrangeiro ao local: A odisseia da pesquisa interpretativa de consumo em administração no Brasil.

  • Capítulo VII – Sleeping Giants Brasil contra o ódio e as fake news: Um ativismo consumerista no Instagram.

  • Capítulo VIII – A segunda chance: brechós de luxo e sustentabilidade.

  • Capítulo IX – Consumo cultural: meandros e sutilezas.

  • Capítulo X – Moda e consumo: Perspectivas teóricas e novas abordagens ao longo das edições dos Encontros Nacionais de Estudos do Consumo (2008-2018).

  • Capítulo XI – A alimentação nos estudos do consumo: um olhar de perto e de dentro.

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