O livro “CONSUMO: COSMOLOGIAS E SOCIABILIDADES”

O livro “CONSUMO: COSMOLOGIAS E SOCIABILIDADES” (Mauad/EDUR), organizado por Lívia Barbosa, Fátima Portilho e Letícia Veloso, traz uma coletânea de artigos de diversos pesquisadores do Brasil e do exterior.

Resumo:

O livro enfoca o consumo a partir de abordagens sociológicas e antropológicas recentes que têm em comum, por um lado, o interesse na relação entre práticas de consumo e produção de cosmologias específicas e, por outro, a constituição da própria sociabilidade. Tais estudos incluem pesquisas que analisam, por exemplo, como as pessoas efetivamente fazem suas compras, como interpretam e justificam, para si mesmas e para os outros, o processo da compra, quais as relações entre consumo e globalização e, ainda, a sociologia do consumo e do consumismo. Assim, Consumo: cosmologias e sociabilidades se junta à diversidade de perspectivas que vêm sendo empregadas para uma compreensão abrangente do fenômeno do consumo nas Ciências Sociais e Humanas. Seus artigos reconhecem a crescente complexidade das práticas de consumo e os modos pelos quais tais práticas, de maneira igualmente complexa, estão inscritas na vida cotidiana de indivíduos concretos. O que importa, acima de tudo, é ir além de certos pressupostos e perceber que há um equilíbrio delicado entre a agência do consumidor e as restrições às quais ele está submetido no contexto de estruturas sociais e culturais complexas. Nesse sentido, restrições de classe ou gênero, por exemplo, somam-se às escolhas que cada consumidor/a pode fazer livremente. Novos valores em relação ao consumo e à produção propiciam o aparecimento de determinados mercados e novos tipos de relações entre produtor, trabalhador e consumidor. Importa, portanto, compreender como diferentes pessoas e grupos lidam de modo distinto com este equilíbrio um tanto tênue.

Sumário:

  • Daniel Miller – Estudando Cultura Material no Sul de Londres
  • Lívia Barbosa – Comida e Sociabilidade no Prato do Brasileiro
  • Fátima Portilho – Sociabilidade, Confiança e Consumo na Feira de Produtos Orgânicos
  • Letícia Veloso e Elizete Ignácio dos Santos – Consumo e Sociabilidade na Construção do Imaginário Carioca
  • Bianca Freire-Medeiros e Palloma Menezes e Fernanda Nunes – Consumindo a Favela Turística
  • Sílvia Borges Corrêa – Lazer, Trabalho e Sociabilidade na Praia de Copacabana
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email