V ENEC
Tendências e Ideologias do Consumo Contemporâneo (2010)
O V ENEC ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2010 em paralelo com o I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DO CONSUMO, que surgiu a partir da experiência de parceria entre o Grupo e a Profa. Dra. Marta Rosales, pesquisadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, da Universidade Nova de Lisboa (CRIA/UNL).
Juntos, os dois eventos tiveram por tema a reflexão sobre as Tendências e Ideologias do Consumo no Mundo Contemporâneo, discutindo o problema das transformações da esfera do consumo, e, em especial, as questões éticas de sustentabilidade, saúde, tecnologia e valorização da origem dos produtos. São exemplos deste último tópico as linhas mestras que orientam escolhas e ações dos consumidores.
A abertura do V ENEC, no dia 15 de setembro, às 9h, contou com uma conferência do prof. Dr. Frank Trentmann, da University of London, intitulada OS LEGADOS IDEOLÓGICOS DO CONSUMO: Império, Nação e Cidadania no Mundo Moderno.
O professor Trentmann também participou de palestra e workshop nos dias 13 e 14 do mesmo mês, na ESPM SP.
Comitê Científico
Grupos de Trabalho
GT 01 – Politização e ambientalização do consumo
GT 02 – Inclusão social, consumo e a "nova classe média"
GT 03 – Cultura Material, cosmologias e sociabilidades
Baixe o PDF desse trabalho.